Definindo uma estrutura de uma classe Java. - Certificação java 7
Definindo uma estrutura de uma classe Java. - Certificação java 7
Definindo uma estrutura de uma classe Java.
Importando pacotes e tornando eles acessíveis em seu código:
Para criar e usar pacotes temos que pensar em cria pacotes fáceis de localizar e usar, não tendo nomes conflitantes, temos que ter controle de acesso e grupos em relacão ao seus tipos de pacotes.
Um pacote é um agrupamento de tipos relacionados de dados, que provem controle de acesso e uma forma única de identificação. Os tipos que podemos agrupar são: classes, interfaces, enumerações e tipos de anotações.
Enumerações e tipos de anotações são tipos especiais de classes e interfaces, mas aqui serão referenciados simplesmente como classes e interfaces.
Os tipos que fazem parte da plataforma Java são membros de vários pacotes que agrupam as classes por função:
Por exemplo: As classes fundamentais da plataforma Java estão nos pacotes java.lang, as classes de leitura e escrita (input and output) estão no pacote java.io e por ai vai.
Em java, você pode também criar seus próprios pacotes contendo tipos de dados como classes/interfaces, etc. Isto é uma boa prática pois facilita a leitura do seu codigo pois os tipos que foi criado por vocês estará organizado no pacote relacionado a esses tipos.
Criando um pacote:
Quando for criado um pacote, você deverá escolher o nome deste pacote e colocar uma instrução e o nome desse pacote no topo de cada arquivo de código-fonte que irá usar classes, interfaces, enumerações and tipos de anotações que estão incluidas nesse pacote.
O nome do pacote dever ser colocado na primeira linha do seu arquivo. Só pode haver uma instrução de pacote em cada arquivo de codigo-fonte, e aplica-se a todos os tipos de arquivo.
Se uma declaração de pacote não for usada, a classe, interfaces, enumerações e tipos de anotação serão colocados em um pacote sem nome. Isso não é recomendado, sempre devemos colocar o nossos arquivos de código-fontes em uma pacote.
Por convenção devemos criar os pacotes sempre com nomes em minisculo para evitar conflitos com nomes de classes, interfaces, etc.
Exemplo de criação de pacote:
Vamos criar uma pacote chamado carros. Após criar o pacote criaremos uma interface e uma classe dentro desse pacote.
Código da Interface:
package carros;
public interface Carro {
public void ligar();
public void frear();
}
Código da Classe de implementação:
public class Fusca implements Carro {
public void ligar(){
System.out.println("Carro Ligado!");
}
public void frear(){
System.out.println("Carro Freado!");
}
public int kmRodado(int km){
return km + 1;
}
public static void main(String args[]){
Fusca fusca = new Fusca();
fusca.ligar();
fusca.frear();
System.out.println("KM RODADO NO FINAL" + fusca.kmRodado(200));
}
}
Vamos fazer o processo de criação:
$ mkdir carros
$ touch Carro.java Fusca.java
Copie o codigo fonte para as classes e copie as classe para o pacote criado
$ cp Carro.java Fusca.java carros
Copile os codigos
$ javac Carro.java Fusca.java
Rode e verifice se está tudo correto:
$ java carros/Fusca
Devera imprimir:
Carro Ligado!
Carro Freado!
KM RODADO NO FINAL 201
The import Keyword:
Se a classe que precisamos importar está no mesmo pacote o qual está a classe que estamos construindo, a importação do pacote dessa classe referencia nao precisa usar o nome da classe, podemos usar so o nome do pacote.
Exemplo:
import carros;
Mas se a classe estiver em um pacote diferente, você precisa especificar as classe que quer usar.
Exemplo:
import motor.v8;
ou listar todas as classe com o curinga:
import motor.*;
Uma dia importante é que quantos imports que você precisar e o sempre colocamos nossos imports depois da definição do pacote e antes da declaração da classe, exemplo:
package carros;
import motor.v8;
public class Camaro extents Carro {
...
}
No proximo vamos aprofundar na linguagem,
Abrs,
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