12 de ago de 2012

Business Model Canvas

      Em todo negócio é importante pensar em que nicho o nosso produto vai atender, qual a agregação de valores que irei entregar ao meu cliente, e o que meu produto terá de benefícios, valores, e soluções. Em linhas gerais temos que pensar o que é meu negocio e qual a forma que se ganha dinheiro agregando valor ao meu cliente. Em um inicio de negócio é preciso pensar, repensar, receber feedback das pessoas relacionadas ao negocio e principalmente do cliente. Com esse feedback constante no inicio do negócio, precisamos de algo dinâmico e evolutivo e que além disso seja rápido de ser alterado. Pensando nesse contexto podemos utilizar o Business Model Canvas, que é uma ferramenta onde trata-se de uma descrição da lógica pela qual a organização cria, entrega e captura valores (Livro: Business Model Generator).
      O Business Model Canvas é basicamente um mapa onde contém um resumo dos pontos chaves de um plano de negócio. O mapa não exclui o plano de negócios, mas viabiliza a criação do plano de uma forma simples e evolutiva até chegar a um plano de negócios bem definido.
    O Business Model Canvas é composto de 4 grandes áreas e dentro delas temos 9 elementos fundamentais (Fonte: Wikipédia):
  • Infraestrutura (Infrastructure)
    • Principais Atividades (Key Activities): As atividades necessárias para executar um modelo de negócio da empresa.
    • Principais Recursos (Key Resources): Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente.
    • Rede de parceiros (Partner Network): As alianças de negócios que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.
  • Oferta (Offering)
    • Proposição de Valor (Value Proposition):  Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Citando Osterwalder (2004[3]), uma proposição de valor "é uma visão geral ... dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico. Descreve a forma como a empresa se ​​diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra."
  • Clientes (Customers)
    • Segmentos de clientes (Customer Segments): o público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.
    • Canais (Channels): O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição de uma empresa.
    • Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship): A empresa estabelece ligações entre si e os seus diferentes segmentos de clientes. O processo de gestão de relacionamento com o cliente é chamado de customer relationship management (CRM).
  • Finanças (Finances)
    • Estrutura de custos (Cost Structure): As consequências monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios.
    • Fluxos de receita (Revenue Streams): A forma como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Rendimentos de uma empresa.

Leia mais: http://www.infoq.com/br/articles/business-model-canvas-introducao

Boa apresentação sobre o livro:
http://www.slideshare.net/cruzk/resumo-do-livro-business-model-generation

fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Business_Model_Canvas
http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/livro-essencial-business-model-generation
http://www.infoq.com/br/articles/business-model-canvas-introducao
http://inovacaoeestrategia.com.br/2010/09/utilizando-o-business-model/

Um comentário:

  1. Uma dica para quem deseja montar um modelo de negócios em canvas utilizando a metodologia "Business Model Canvas " é usar um sistema na web que facilita muito a criação.

    Segue abaixo o link:

    http://clanbmc.sistemaesite.com.br/

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