20 de jun de 2012

Modificadores de Acesso, como utilizar?

Existem muitos artigos falando o que são os modificadores de acesso em java, mas poucos falando sobre como utilizar cada um, ou seja, em que cenário é mais importante utilizar um ou outro modificador de acesso.


Vamos abordar o seguintes modificadores de acesso :

Private, ou seja, apenas métodos internos da classe tem acesso.

Protected, ou seja, apenas classes do mesmo pacote e subclasses tem acesso.

Public, todo mundo tem acesso.

Começando pelo modificador de acesso Private, muitas são os motivos de utilização deste modificador, começando porque ele não fere os princípios da orientação a objetos, ou seja, objetos diferentes devem se comunicar atraves de mensagens, outra razão para utilização deste modificador é a necessidade de segurança da informação contida nos atributos dos objetos, desta forma pode-se definir se o atributo é acessado de fora ou não.

O modificador Protected, é utilizado quando se necessita que a subclasse tenha acesso a atributos da superclasse, porém outras classes não. Um grande exemplo de aplicação deste modificador de acesso é a criação de DAOs com integraçaõ com JPA, pois muitas vezes apenas a superclasse possui o Entity Manager, desta forma todas as suas subclasses podem acessa-lo sem problemas.

Finalmente o modificador de acesso Public define que os atributos do objeto podem ser acessados diretamentem, sem a utilidade de métodos, isto torna o atributo sucetível a mudanças inesperadas, sendo mais dificil controlar o conteúdo presente no mesmo. Mas este modificador é muito utilizado no desenvovimento de aplicações que necessitam de alta performace, como em jogos, onde a chamada de um método pode ser crucial ao desenpenho do mesmo.

Este é um artigo simples apenas mostrando a utilidade dos modificadores de acesso Public, Private e Protected no Java.

Nenhum comentário:

Postar um comentário